Páginas

13 de dezembro de 2004

1 mês e 1 dia sem postar

Acho que não é um recorde. Mas com certeza passei muito tempo sem postar. Não que não tenha tido idéias. Tenho tido aos montes. Até recebi um texto muito bonito sobre a vida bela. Mas como todo final de ano, tudo está corrido!

Arranjei um tempo para escrever aqui e a única coisa que me ocorreu foi comentar o ótimo livro que estou lendo: "O rei do inverno" de Bernard Cornwell. Virei fã desse autor após ler a trilogia do Arqueiro.

Para quem não conhece, os livros dele são romances históricos. O "rei do inverno" é sobre o mito do Rei Arthur e se passa numa Inglaterra desunida, recém libertada da dominação romana. É muito interessante pois conta a história de uma forma totalmente nova. Talvez não totalmente, mas bem diferente do mito que estamos acostumados. Tem o Arthur, a Guinever, o Lancelot, o Merlin, etc. Mas o personagem que conta a história é o menos conhecido Lorde Derfel. E Arthur, de rei não tem nada. Também ainda não li nada sobre a Távola Redonda.

Mas nada disso tirou o charme da história. Um Merlin que lembra muito o Gandalf, belas mulheres como a Guinevere e a Princesa Cenywin, boas batalhas, entre outras coisas fazem esse romance tomar minhas horas vagas de forma que já li 500 páginas em cerca de duas semanas.

Mas uma coisa me deixou intrigado. O romance coloca uma questão delicada em discussão. A mudança dos mitos: o cristianismo tomando o lugar do paganísmo. A adoração de diversos deuses trocada por apenas 1. O único. O pai, o filho e o espírito santo. Um e ao mesmo tempo três. E uma gama de santos para substituirem os deuses caídos. Me fez parar pra pensar no que eu acredito?!?

Interessante... talvez eu escreva mais sobre o assunto. Mas por hora tenho que voltar as minhas tarefas. Inté!